Início » Vereadores
Vereadores
Armando Gama Melo
Nasceu no dia 6 de agosto de 1978, no município de Amaturá, Amazonas. Filho de Idelbrando Rubem e Marta Reis Gama, é casado com Adenilda dos Santos Folgosa, com quem construiu uma família de seis filhos: Grasiele, Anita, Atirson, Taís, Alita e Aline. É também avô orgulhoso de duas crianças, Guilherme e Lingrid.
Desde muito jovem, Armando demonstrou profundo compromisso com as causas sociais, especialmente com as comunidades ribeirinhas da região do baixo rio Solimões.
Cresceu na Comunidade de Porto Gama, onde reside até hoje, sendo reconhecido como uma liderança comunitária atuante nas demandas sociais e estruturais dessas localidades.
Sua trajetória política teve início no pleito de 2024, quando se candidatou pela primeira vez ao cargo de vereador e foi eleito com expressiva votação.
Em reconhecimento à sua representatividade e dedicação, foi escolhido para presidir a Câmara Municipal de Amaturá.
Como presidente, Armando Gama Melo tem se destacado por uma gestão participativa, voltada ao fortalecimento do diálogo entre o legislativo e a população.
Sua atuação tem priorizado a valorização das comunidades tradicionais, melhorias na infraestrutura local e a promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar coletivo. Seu trabalho à frente da Casa Legislativa tem refletido seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com os interesses da população amaturaense.
Matuzalém Felipe Da Costa
É Amaturaense, 44 anos, católico, filho de dona Anazia Dos Santos, e do senhor Laureano Da Costa, tendo como irmão único Cosme Felipe Da Costa, e duas irmãs, Eunice Felipe Da Costa e Maria Lenice Felipe Da Costa, tendo cinco filhos, sendo quatro homens e uma menina,
A sua trajetória de vida do vereador sempre esteve ligada aos projetos sociais.
Num processo de fluido de ouvir e observar, analisar o seu entorno e encontrar soluções possível com atitudes positivas. No ano de 2024, foi eleito a vereador em Amaturá e foi o 9º mais votado nas eleições deste Ano. Sua experiência no ramo político começou agora no ano de 2025, e já como vice-presidente da Câmara Municipal de Amaturá, em chapa única.
Suas ações expressam valores para construção de uma cultura social de respeito, ético, justo e igualitário.
E tendo uma ação para trabalhar nesses quatro anos de vereador, tendo como o nome de “CIDADÃO FELIZ”, como seu tema para a cidade e todos os Amaturaenses com ação.
Josenira Catique Pereira
Popularmente conhecida como Gica, 45 anos, natural de Amaturá-AM, filha de José Cruz Pereira e Djanira Catique. Gica é mãe do José, Márcio e Jamisy, e avó da Allana Cibelli e Ana Lys.
Possui Tecnólogo em Estética e Cosmética e Instrumentação Cirúrgica, graduação em Psicologia e pós-graduação em Psicologia jurídica e teste psicológico, Psicologia hospitalar e Comunicação.
Crescida em um ambiente que sempre incentivou o respeito, a ética e o comprometimento com o trabalho, ao longo de sua trajetória, antes mesmo de ser vereadora, Gica sempre esteve comprometida com o desenvolvimento da comunidade, onde, por exemplo, participava de grupos que promovem ações de ajuda para aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade e pessoas com transtorno por uso de substâncias. Quando residia em Manaus, prestava apoio de forma voluntária para alunos que vinham de Amaturá para a capital, atrás de melhorias.
Candidata pelo partido PSDB e eleita com 263 votos, Gica acredita que possamos viver uma sociedade de forma participativa e com mais igualdade, onde todos os cidadãos têm seus direitos garantidos. Por isso, sua atuação na Câmara Municipal será pautada pelo diálogo, transparência e compromisso com o bem-estar da população. Buscando contribuir com a criação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.
Diante disso, Gica sempre estará à disposição dos munícipes para ouvir demandas e buscar soluções para os desafios enfrentados pela cidade.
Laciel Andrade Gonçalves
De 44 anos, nasceu no Paraná do Caturiá, no Município de Amaturá, dia 17 de outubro de 1980. Filho de Esmeraldo Rabelo Gonçalves e Ana Andrade Lucas, ambos agricultores. A 24 anos é casado com Luzeimar Mariano Torres, com quem tem 6 filhos, Ellen, Edson, Erickson, Rafael, Gabriel e Alice.
É um político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB. Cursando Técnico de Agente Comunitário de Saúde ministrado pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul, atuou como Agente Comunitário de Saúde há 24 anos, de março de 2001 a dezembro de 2024. Também foi secretário e conselheiro voluntário da Associação de Produtores Rurais de Niterói.
Na vida política, concorreu pela segunda vez para vereador na eleição do ano de 2024. Tendo sido eleito com 228 votos, diplomado para o mandado de 2025-2028, é atualmente Vereador no Município de Amaturá. Laciel Andrade Gonçalves faz parte da mesa diretora da Câmara Municipal de Amaturá, como 1º Secretário no Biênio de 2025-2026.
Destacando-se pelo trabalho realizado em prol das comunidades ribeirinhas e por se comprometer em buscar melhorias para a saúde, educação e produção rural. Com objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico e social da zona rural do Município, usa estratégias de trabalho e parcerias com os órgãos competentes, auxiliando assim os ribeirinhos e honrando o compromisso por ele estabelecido.
Delaias Geraldo Isidorio
Nasceu no dia 18 de julho de 1985, na Comunidade Indígena Nova Itália, Igarapé Acuruy, Município de Amaturá. Filha de Daniel Isidório e Tereza Geraldo, é mãe de quatro filhos, sendo uma menina e três meninos. Concluiu o Ensino Fundamental em 2013 e o Ensino Médio em 2016. Reside na comunidade indígena de Nova Itália há 39 anos e começou a trabalhar cedo na roça para ajudar seus pais, onde também foi responsável pelo grupo cristão da Igreja Cruzada.
Atuou como vereadora em seu primeiro mandato, eleita em 2021 com 246 (duzentos e quarenta e seis) votos na Câmara Municipal de Amaturá, pelo partido PROS, tornando-se a primeira mulher vereadora indígena do município. Em 2024, foi reeleita vereadora, desta vez pelo partido PSD, obtendo 316 (trezentos e dezesseis) votos e ficando em segundo lugar na Câmara Municipal de Amaturá.
Desde que assumiu o mandato, mantém um trabalho pautado na ética, tratando seu povo com respeito, bem como a Câmara e seus colegas de trabalho. Seu objetivo é apresentar projetos e requerimentos que contribuam para a construção e o desenvolvimento do município.
Fabinson Francisco Albino
De 38 anos nasceu em Peru e mudou-se para Amaturá em 2007 onde passou a conviver na comunidade de Canimarú pertencente ao Município. Durante 18 anos migrando na Comunidade se tornou agricultor e caçador. Ficou muito conhecido na comunidade onde por ser um cidadão de bem, sempre de bom humor, comunicativo e extrovertido, qualidades estas que o fizeram ingressar na vida pública.
Filiado no partido 15-MDB onde saiu como candidato a vereador apto participar das eleições.
Na sua vida política, concorreu pela primeira vez para vereador na eleição de 2024 e foi eleito com 260 (duzentos e sessenta votos) diplomado para o mandato de 2025-2028 na Câmara Municipal de Amaturá.
Aos 21 anos de idade o peruano que se tornou amaturaense de coração agora é atual vereador sede do município Amaturá
Dionizio Ferreira de Lima Filho 42 anos é vereador concluiu o ensino fundamental. É casado com a senhora Sara, cristão, pai de 7 filhos. Natural de São Paulo de Olivença e filho de Daici Ramires Arévalo e Dionizio Ferreira Lima. Dionizio Ferreira de Lima Filho, começou a trabalhar muito jovem na comunidade de Bom Sossego onde foi agricultor e pescador a mais de 25 anos.
E como cidadão de bem decidiu concorrer a uma eleição onde pela primeira vez ganhou para vereador no ano de 2020-2024 onde durante esse mandato teve um conhecimento de como fazer um bom trabalho em prol da população Amaturaense. E após o termino desse período de quatro anos Dionizio Ferreira Lima Filho teve a brilhante ideia de concorrer novamente as eleições de 2024, onde teve o apoio novamente de seus eleitores e veio a ter um pleito ganho onde irá trabalhar mais quatro anos relativo a 2025-2028 em prol dos direitos da população e fiscalização.
Filiado ao partido Republicano da Ordem Social (PROS), vereador eleito por ter obtido 327 (trezentos e vinte e sete) votos no primeiro mandato eletivo no ano de 2020-2024, onde alcançou uma candidatura com sucesso. No decorrer do seu primeiro mandato ele decidiu mudar sua filiação ao partido 70-Avante. Onde concorreu a eleição a eleição de 2025 e foi eleito ao seu segundo mandato por ter obtido 216 (duzentos e dezesseis) votos conforme a Ata Geral das eleições. E assim Paulivense, pescador e agricultor decidiu-se trabalhar em prol do povo Amaturaense.
Jonas Barroso Eufrásio
Nascido em Manaus em 22 de janeiro de 1972, depois de ter sido gerado no ventre da sua mãe em Leticia/Colômbia e faltando menos de 01 (um) mês dirigiu-se para a capital Manaus/Am.
Morou no Paraná de São Francisco comunidade rural de São Paulo de Olivença, depois morou na sede do próprio Município, em seguida mudou-se para Amaturá aos 04 (quatro) anos de idade, onde se criou e ficou até os 18, em 1990, onde se formou professor no magistério, sendo que em 1987 morou em Santo Antônio do Iça, onde cursou o 1º ano do magistério.
Em 1990 mudou-se para Manaus onde morou por 14 anos, retornou a sua cidade de Amaturá em 2004, onde ingressou na carreira política, sendo secretário municipal do ex prefeito Luiz Pereira, e em seguida foi eleito vereador pela 1ª vez em 2008, na câmara municipal de Amaturá/AM, onde seu finado pai, Zé Eufrasio já tinha sido vereador por 02 (duas) vezes e sua irmã Jane Eufrasio 01 (uma) vez.
Em 2009 também começou a trabalhar como locutor da rádio cabocla FM com o programa “I Love Amaturá Para Amar Demais” ficando por 14 anos e 7 meses, passou pela rádio “Piracema FM” por 01 (um) ano e 6 meses, retornando a rádio cabocla FM onde hoje com mais de 16 anos de sucesso apresenta o seu programa semanal todo sábado.
Legislando no seu quarto mandato de vereador, já foi presidente da câmara municipal entre 2023 e 2024. E nas últimas eleições foi o vereador mais votado de toda a história de Amaturá, ficando em 1º lugar.
Luis Carlos Ferreira Pessoa nasceu em 4 de dezembro de 1982, na comunidade de São José, zona rural do município de Amaturá, no Estado do Amazonas. Aos seis anos de idade, passou a residir na sede do município, onde construiu sua trajetória pessoal, profissional e política, mantendo sempre um forte vínculo com suas raízes comunitárias.
Concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual São Cristóvão no ano de 2000. Em seguida, alistou-se ao serviço militar, servindo ao Exército Brasileiro até 2003, no 8º Batalhão de Infantaria de Selva (8º BIS), na tríplice fronteira, em Tabatinga (AM). Candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador no ano de 2016, sendo eleito para a legislatura iniciada em 2017. Desde então, tem sido reconduzido ao cargo por meio do voto popular, sendo reeleito em 2020 e novamente em 2024, atualmente exercendo seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de Amaturá. Ao longo de sua atuação parlamentar, o vereador Luis Carlos tem se destacado pela forte contribuição nas áreas do esporte, assistência social e cidadania, sempre pautado pelo compromisso com o bem-estar do povo amaturaense.
Sua atuação política é marcada pela proximidade com a população, pelo diálogo aberto e pela busca constante por melhorias nas condições de vida das comunidades locais.
Luis Carlos é solteiro e pai de Luigi. Reconhecido por sua trajetória de dedicação e serviço à sociedade, carrega consigo valores de humildade, respeito e responsabilidade, que orientam seu trabalho como representante legítimo do povo de Amaturá.